A resposta certa à pergunta: "Como você reage às críticas?"


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Como você reage às críticas é uma pergunta da entrevista de emprego que permite saber mais sobre o caráter do candidato e como ele trabalha sob pressão.

O que um entrevistador quer realmente saber é se um trabalhador é receptível à mudança e a novas instruções. Saber ouvir, aprender e melhorar é crucial em qualquer emprego.

Na preparação da sua resposta deve ter em mente a técnica STAR: Situação, Tarefa, Ação e Resultados. Fale sobre uma situação onde teve de agir numa determinada tarefa, contando os resultados positivos dessa ação.

1. Conte como respondeu a críticas e dê um exemplo de ação tomada

A crítica pode motivar uma mudança de comportamento
A crítica pode motivar uma mudança de comportamento

Tente lembrar de críticas que recebeu num passado recente e como reagiu a elas.

Evite falar sobre uma crítica de um ponto crucial do seu trabalho, procure algo secundário. Se for contador, fale por exemplo de críticas à sua comunicação, em vez de confessar críticas sobre erros matemáticos. Caso contrário, pode cavar um buraco do qual não consegue sair.

Mencione a ação tomada para resolver a falha apontada, como tirar um curso de comunicação ou trabalhar mais em equipe.

2. Fale sobre os resultados

Listar os resultados positivos obtidos é muito importante. Ainda considerando o exemplo de críticas à sua comunicação, você pode falar sobre como os trabalhos começaram a apresentar melhores resultados.

Você pode ainda mencionar que o número de projetos da equipe aumentou, ou que foi convidado para representar a empresa em um evento. Também pode dizer que passou a fazer apresentações para os colegas de trabalho.

Resposta à pergunta para cargos/funções específicas

Resposta sobre reação às críticas de um Assistente Administrativo

“Durante o meu último trabalho recebi críticas sobre a minha facilidade de me envolver nas tarefas dos outros. Quando as minhas tarefas começaram a ficar comprometidas e tive que fazer muitas horas extras, meu coordenador me chamou para conversar.

A partir daquele dia, fiquei muito mais atento e descobri que tinha dificuldade em dizer “não”. Tive que me esforçar para mudar este traço da minha personalidade, mas com a ajuda do meu coordenador consegui vencer o hábito que tanto me prejudicava.”

Resposta sobre reação às críticas de um Auxiliar de Recursos Humanos

“Durante a minha primeira reunião de avaliação de desempenho a minha supervisora criticou a minha demora em preparar uma apresentação em PowerPoint.

O meu foco até então tinha sido com o Word e Excel, mas após receber a crítica me matriculei em um curso online para aprofundar meus conhecimentos.

O esforço valeu a pena, porque passei a ser solicitada para criar apresentações para outros departamentos.”

Resposta sobre reação às críticas de um Vendedor

"Na avaliação mensal de performance, recebi uma crítica do meu gerente a respeito da forma como eu expressava a minha frustração quando algo saia do meu controle. Eu não tinha ideia do quanto isso influenciava de forma negativa o ambiente de trabalho.

Imediatamente procurei por um curso de desenvolvimento pessoal com um profissional da área de coaching. Em poucos meses eu consegui mudar minha atitude e recebi feedback positivo de todos os meus colegas.”

Estes exemplos são apenas para você se inspirar. Lembre-se sempre de criar os seus próprios a partir da sua experiência profissional.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.