Todo profissional gosta de ser reconhecido pelo trabalho que realiza. A maneira mais concreta de saber que fomos reconhecidos é através de um aumento de salário, mas o que fazer quando este reconhecimento não ocorre?
Pedir um aumento salarial pode se tornar um assunto complexo, mas é quase certo que isso aconteça, em algum ponto da trajetória profissional de uma pessoa. Prepare-se para este momento lendo o nosso artigo.
Antes de bater na porta do seu chefe pedindo por um aumento, tenha a certeza de verificar se estes passos foram verificados.
1. Avalie a situação da empresa
Antes de mais nada, procure se informar a respeito da situação da empresa. Se a organização estiver enfrentando dificuldades para se manter competitiva, este pode não ser o momento ideal para pedir um aumento.
Se você não trabalha diretamente no departamento financeiro, procure consultar os colegas desta área. Se por alguma razão você não conseguir obter informações, tente consultar a internet a procura das últimas notícias onde o nome da sua empresa aparece.
2. Reúna informações sobre o seu desempenho
Para construir um discurso convincente, é necessário reunir todo o tipo de informações a respeito da sua evolução dentro da empresa. Se possível, apresente métricas concretas que sirvam de alicerce para o seu argumento.
Se existirem resultados do seu comprometimento que possam ser comprovados, reúna toda a informação. Seja como for, o importante é que você demonstre que a sua produtividade é maior do que o previsto para a sua função.
3. Consulte as médias salariais da sua área
Faça uma pesquisa a respeito das faixas salariais praticadas no mercado para o seu cargo. Tome o cuidado para levar em conta diferenças entre regiões e tempo e nível de experiência.
Fique atento para diferenças entre as categorias júnior, pleno e sênior. Dependendo do plano de cargos e salários da empresa, para aumentar o salário pode ser necessário alterar o cargo.
4. Faça uma lista dos seus pontos fortes
Antes de pedir um aumento, faça um inventário dos seus pontos fortes e pontos a desenvolver. Avalie como você tem utilizado as suas competências em benefício da empresa indicando sempre os resultados alcançados.
Aproveite para rever também o que você tem feito para desenvolver os seus pontos fracos. Você pode contar com a ajuda da análise SWOT para identificar claramente as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
5. Prepare-se para negociar
Ao pedir o aumento você pode receber do seu empregador uma proposta inesperada. Uma das possibilidades é oferecer uma posição com mais responsabilidades. Se você não estiver preparado para isto, pode acabar sem saber o que dizer.
Outra hipótese é que o seu empregador estabeleça novas metas, atreladas ao seu aumento de salário. Neste caso, pondere a respeito do que está sendo pedido e esteja pronto para negociar os termos que foram estabelecidos.
Ainda é possível que o seu empregador oferece um valor menor do que você está pedindo. Se este for o caso, esteja preparado para negociar alguma melhoria nos benefícios concedidos pela empresa como alternativa.
6. Investigue qual o melhor momento
Dispense algum tempo para estudar qual o melhor momento para falar com o seu líder a respeito do aumento. Procure entender como o humor dele funciona, de acordo com os horários e dias da semana. Depois do almoço? Perto do fim de semana?
Note se o humor do seu superior imediato melhora na presença de algum colaborador(a). Se este for o caso, procure encontrar um momento para falar sobre o seu aumento após o seu superior ter tido contato com esta pessoa que é especial.
7. Prepare-se para um pedido de tempo
É possível que o seu superior imediato tenha que conversar com outros pessoas para chegar à um consenso sobre o seu aumento. Procure segurar a ansiedade e peça apenas uma ideia de prazo para esperar por uma resposta.
Caso você não consiga obter um prazo definido, use o bom senso e espere cerca de 10 a 15 dias para tornar a tocar no assunto. Aborde o seu superior imediato com sobriedade. Evite se tornar um funcionário chato, que pergunta a cada vinte minutos se tem alguma novidade.
8. Esteja preparado para ouvir um não
Use a sua inteligência emocional na hora de ouvir uma negativa para o seu pedido. Embora esta não seja a resposta que alguém deseja ouvir ao pedir por um aumento salarial, agradeça pela atenção do seu superior imediato.
Se este for o caso, procure descobrir que tipo de resultados você poderia entregar que levariam a um aumento de salário. Discuta estas opções com o seu superior procurando entender em detalhe o que você pode fazer.
Como conversar com o seu superior para pedir um aumento?
Sempre que for conversar sobre aumento salarial com o seu superior, procure usar um tom de voz que passe segurança e compromisso. Procure ser grato pelo desenvolvimento que a empresa proporcionou para você. Dê preferência para conversar com o seu superior na sala dele. Evite inciar este tipo de conversa em ambientes inadequados.
Deixamos aqui, alguns exemplos de como inciar a conversa a respeito do aumento de salário.
- "Agora seria um bom momento para conversarmos a respeito do meu salário?"
- "Gostaria de conversar a respeito do meu salário, agora seria um bom momento?"
- "Creio que estou contribuindo ativamente para o crescimento da empresa, podemos conversar a respeito do meu salário?"
- "Acredito que tenho contribuído para gerar valor para empresa através das minhas competências. Seria um bom momento para conversarmos sobre o meu salário?"
O que não fazer antes de pedir um aumento
Para concluir, listamos alguns dos pontos que devem ser evitados na hora de pedir um aumento de salário.
- Evite usar argumentos pessoais
- Evite comparar seu desempenho com os dos colegas
- Não minta dizendo que recebeu uma proposta
- Nunca solicite um aumento salarial por e-mail ou telefone
- Não peça aumento imediatamente após ter recebido um elogio
Veja também: