Como negociar uma oferta de trabalho


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Quando se vai a uma entrevista de emprego, uma das perguntas mais difíceis de se responder é qual o salário desejado. Mas negociar uma oferta de trabalho não se resume ao salário. Existem outras coisas para se negociar, como o horário de trabalho, as responsabilidades e os benefícios.

Em geral, a empresa já tem um plano de contrato para o candidato, mas ele pode tentar negociar as condições do contrato.

Pesquise sobre a empresa

Não vá para a entrevista de mãos abanando. A entrevista pode se tornar num emprego, sendo o primeiro contato com os futuros empregadores. Procure pessoas conhecidas dentro da empresa que possam dar mais informações sobre as condições de trabalho oferecidas nessa empresa ou pesquise online por informações dadas pelos trabalhadores.  

Procure também informações sobre empresas concorrentes. Tente descobrir online as condições oferecidas pelos principais concorrentes. Isso poderá dar uma vantagem na hora da negociação. 

Vá preparado

Deverá estar pronto para o melhor e para o pior. Caso façam uma boa proposta, não pule de alegria na cadeira, nem faça cara triste ou ria, se lhe fizerem uma proposta muito baixa. Mantenha a serenidade e explique o que tinha em mente para esse trabalho, tendo sempre em conta o que pesquisou anteriormente. 

Resista

Se ficarem dúvidas, não aceite logo as condições oferecidas. Agradeça a oferta e peça algum tempo (algumas horas) para dar a sua resposta. Pense no acordo no seu geral, medindo todos os benefícios para você e o trabalho que é esperado. Se o quadro geral for do seu agrado, aceite, caso contrário tente negociar o que foi oferecido. 

Contraproposta

Coloque-se no lugar do empregador e meça o valor do seu trabalho, tentando perceber as limitações da empresa. Faça uma nova proposta de contrato, que seja suficiente para você e seja realista. Caso não seja possível negociar valores, lembre de negociar benefícios que a empresa ofereça normalmente, condições de trabalho, ou tempo de férias, como contrapartidas. Em último caso, estabeleça um prazo com o empregador para a melhoria das suas condições.

Descubra outras coisas que você pode negociar com o empregador.

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.