O Que Acontece se Mentir Numa Entrevista de Emprego?


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Mentir numa entrevista de emprego tem consequências, sobretudo más. A única consequência positiva de mentir numa entrevista de emprego pode ser a contratação, mas mesmo essa é um castelo de cartas pronto a desabar a qualquer momento. As mentiras mais comuns nos currículos e nas entrevistas de emprego podem levar ao despedimento.

Despedimento

Quem mentiu na entrevista de emprego, foi contratado com base em mentiras e entretanto descoberto, pode ser despedido. Um empregador não pode/não consegue confiar num trabalhador que mentiu antes. O crime não compensa neste caso porque quem mente no currículo e na entrevista de emprego e depois é colocado à prova nessa mesma mentira, dá uma forte razão ao empregador para o despedir.

Eliminação  

Quem mente na entrevista de emprego e cuja mentira é captada pelo recrutador, está igualmente em maus lençóis. O recrutador pode até nem dizer nada ao candidato mas este está já eliminado da candidatura na mente do recrutador, visto ser um grave erro cometido em entrevista.

A honestidade do trabalhador é um dos requisitos principais para os recrutadores. É isso mesmo que eles procuram descobrir quando fazem estas perguntas na entrevista de emprego. Quem mente uma vez, mente duas ou mais vezes, e é precisamente esse tipo de pessoa que o recrutador (e o empregador) quer evitar.

Veja também: 5 Erros comuns numa entrevista de emprego

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.