O que os entrevistadores querem saber mesmo quando fazem estas perguntas


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Não se deixe enganar pelas perguntas mais comuns numa entrevista de emprego. Não as menospreze. Todas as perguntas têm um propósito. Estes são os intuitos por trás das perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego.

Pode me falar sobre você?

Esta pergunta/pedido é mais para perceber como um candidato articula ideias e se expressa. Também demonstra o que o candidato mais valoriza em si e na sua carreira.

Quais são as suas principais fraquezas?

Os motivos por trás desta pergunta são testar a honestidade do candidato, assim como a sua capacidade de resposta perante um problema e a sua preparação.

Veja como responder aos defeitos em entrevista de emprego.

Quais são os seus pontos fortes?

A ideia do recrutador é perceber como se pode enquadrar o candidato na empresa, de acordo com as necessidades do cargo.

Por que quer trabalhar nesta empresa?

Esta pergunta é feita para descobrir se o trabalhador se lembrou de investigar sobre a empresa antecipadamente, se ele fez o trabalho de casa ou se só quer receber um ordenado ao fim do mês.

Onde se vê daqui a cinco anos?

A resposta demonstra (ou não) ambição e planejamento. Ela também indica se o trabalhador pensa ficar na empresa a que se candidata por algum tempo ou não.

Você acha que é uma pessoa competitiva? Um líder?

Uma pergunta para avaliar a sua intenção. Sim, você tem perfil de líder e tem a competitividade como lema, mas só para o ajudar a melhorar como profissional e à empresa a crescer, e não para passar por cima de outros colegas de trabalho.

Por que deixou o último emprego?

O objetivo do recrutador é perceber como lida o candidato com a pressão, como ele se aguenta no ambiente empresarial e qual a sua relação com o seu ex-empregador. Um recrutador não quer contratar alguém que dentro em breve se vai despedir ou causar mau ambiente de trabalho.

Tem alguma pergunta a fazer?

Um teste à atenção do candidato e à sua curiosidade. Existem sempre perguntas que deve fazer numa entrevista de emprego se é um candidato realmente interessado na vaga.

Quanto quer receber no fim do mês?

Uma questão para sondar a sua ligação à realidade do mercado de trabalho e da empresa em si.

Quais são os seus passatempos?

Um trabalhador é uma pessoa. O que uma pessoa faz nos seus tempos livres diz muito sobre o seu caráter, o seu empreendedorismo, criatividade e dinamismo.

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.