Como escolher o curso mais adequado


Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A melhor maneira de se preparar para os desafios constantes exigidos pelo mercado de trabalho é fazer uma qualificação através de cursos. Além disso, existem opções orientadas para diferentes níveis de escolaridade. Atualmente, com o aumento da disponibilidade de cursos à distância, as desculpas para não estudar tornam-se cada vez mais difíceis.

Por causa disso, criamos este artigo para te ajudar a escolher o seu novo rumo profissional através de um curso. Acompanhe a seguir algumas das opções mais comuns junto com um breve resumo a respeito de cada uma.

Quando escolher um Curso Livre?  

Se você está a procura de desenvolver novas competências de forma rápida e sem um grande investimento financeiro, este é o tipo de curso indicado.

Os cursos livres também são uma boa escolha para quem deseja iniciar uma nova profissão. Podem ser realizados presencialmente ou à distância (pela internet). Geralmente possuem  poucos (ou nenhum)  pré-requisito. É comum que nesta modalidade não seja exigida uma comprovação de escolaridade mínima. Neste caso, os certificados emitidos são de inteira responsabilidade da própria instituição que ministrou o curso (Podem não ser reconhecidos pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura).

Exemplos de Cursos Livres: 

Assistente Administrativo; Assistente de Departamento Pessoal; Análise Contábil; Assistente de Recursos Humanos; Excelência no Atendimento ao Cliente; Marketing de Vendas; Cabeleireiro; Estética; Depilação; Manicure e Pedicure; Fotografia; Turismo Cultural; Auxiliar de Manutenção Predial; Vendedor; Wordpress e Photoshop.

Quando escolher um Curso Técnico?

Se você dispõe de pelo menos um ano para investir na sua formação e não possui recursos financeiros suficientes para fazer um curso superior, esta é a opção indicada.

Direcionados para inserir o participante de forma rápida e prática no mercado de trabalho, os cursos técnicos podem durar, em média, de um até dois anos.

Veja aqui o “Catálogo Nacional de Cursos Técnicos”.

Exemplos de Cursos Técnicos: 

Técnico em Hotelaria; Técnico em Estética; Técnico em Enfermagem; Técnico em Segurança; Técnico em Podologia; Técnico em Massoterapia; Técnico em Prótese Dentária.

São cursos reconhecidos pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura.

Devo escolher um Curso de Graduação?

Se você busca uma formação acadêmica e dispõe de tempo e recursos financeiros suficientes para estudar pelo menos por 4 anos, este é o tipo de curso indicado. Ele pode ser realizado em Universidades públicas ou particulares. O ingresso numa universidade pública dispensa o investimento financeiro. Nos dois casos há a necessidade de concorrer no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou prestar o vestibular da universidade.

Os cursos de graduação dividem-se entre:

Bacharelado

Tem como objetivo formar o profissional para o mercado de trabalho, de forma mais ampla. Podem durar em média 4 a 6 anos.  

Exemplos de cursos de Bacharelado:

Administração de Empresas;  Arquitetura e Urbanismo;  Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Direito; Enfermagem;  Engenharia; Farmácia; Jornalismo; Medicina; Odontologia; Serviço Social; Sociologia e Veterinária.

Licenciatura 

Permite que o graduado torne-se professor do Ensino Infantil, Básico, Fundamental ou Médio.Tem duração em média de 4 a 5 anos. 

Exemplos de Cursos de Licenciatura:

História; Geografia; Letras; Educação Artística; Educação Física; Química; Física; Biologia; Psicologia e Pedagogia.

Tecnólogo

Voltados para unir a teoria com a prática, são curso de formação específica em determinada profissão. Tem duração média de 2 a 3 anos.

Exemplos de Cursos Tecnólogos:

Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Turismo; Gestão de Seguros; Gestão Hospitalar; Gestão de Redes; Gastronomia e Radiologia.

São cursos reconhecidos pelo MEC.

Quem deve escolher um Curso de Pós-Graduação ou MBA?

Se você já possui uma graduação, deseja se especializar numa área possui tempo e recursos financeiros para investir durante um ano ou mais, esta é a opção mais indicada. 

Os cursos têm duração de 1 a 2 anos, sendo necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) ou uma Monografia no final. 

Exemplos de Cursos de Pós Graduação:

Pós-Graduação em Nutrição Clínica; Pós-Graduação em Direito Ambiental; Pós-Graduação em Enfermagem Dermatológica; Pós-Graduação em Educação Infantil, Pós-Graduação em Psicomotricidade.

Os MBA (Master Business Administrator) são uma forma de pós graduação voltada para a área de administração e negócios. 

Exemplos de MBA:

Gerenciamento de Projetos; Gestão de Saúde; Gestão de Pessoas; Marketing; Comércio Exterior e Negócios.

São cursos reconhecidos pelo MEC.

Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.