5 coisas que você nunca deve dizer na carta de apresentação


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Muitas vezes, a carta de apresentação é o documento através do qual o recrutador terá a primeira impressão a seu respeito como candidato. Assim, torna-se muito importante que você não desperdice esta oportunidade e evite mencionar coisas que não lhe farão ser bem-sucedido na empreitada.

Estas são 5 coisas que nunca devem ser ditas em uma carta de apresentação:

1. “A quem possa interessar”

Quando você não sabe o nome da pessoa responsável pela sua contratação, procure evitar “a quem possa interessar” na introdução. Isto soa muito impessoal.

Em vez disso: sempre que possível, procure endereçar sua carta de apresentação para uma pessoa. Se você não conseguir o nome do responsável pelo departamento de recursos humanos, não coloque nada.

Por exemplo: "Caro João", "Prezada Maria". Se não souber o nome, restrinja-se a "Caro(a)" ou "Prezado(a)".

2. “Estou procurando uma oportunidade de trabalho mais desafiadora”

Ao dizer isto, você está dizendo nas entrelinhas que seu trabalho atual está muito abaixo das suas capacidades. Por isso, existe a possibilidade de a frase ser interpretada como sinal de arrogância.

Em vez disso: Mesmo que você se encontre atualmente em uma posição pouco desafiadora, procure mencionar o quanto você é capaz de se autodesafiar.

Por exemplo: "Acredito que aquilo que eu faço é capaz de impactar positivamente o cliente. Isto é o que me motiva"

3. “Eu sou esforçado”

O problema aqui é que toda a empresa espera que os colaboradores sejam esforçados. Portanto, a afirmação não agrega valor.

Em vez disso: procure mencionar de que maneira você resolveu algum problema onde trabalhou e obteve resultados.

Por exemplo: "Durante o tempo em que fiz parte da equipe na última empresa, o índice de satisfação dos clientes aumentou 40% no mesmo período."

4. “Embora eu não possua experiência…”

Nunca enfatize a falta de experiência para o cargo. Esta informação chamará a atenção do recrutador para aquilo que você não possui.

Em vez disso: procure destacar as habilidades e competências que você possui adequadas para a vaga.

Por exemplo: "Possuo muita disposição, proatividade e energia para iniciar no meu primeiro emprego"

5. “A minha pretensão salarial é…”

Evite abordar valores em termos de salário na carta de apresentação. Você deixará a impressão de que este é o motivo principal da candidatura.

A maioria dos recrutadores está a procura de pessoas com outras motivações além do dinheiro. Por isso, somente inclua a informação quando a empresa solicitar explicitamente.

Em vez disso: fale da sua motivação em fazer parte da equipe e demonstre como seus valores se alinham com os da empresa.

Por exemplo: "Gostaria de fazer parte desta empresa que valoriza e respeita as relações com seus clientes."

Na sua próxima carta de apresentação, use este artigo como roteiro. Procure não cometer estes equívocos que podem causar uma primeira má impressão. Lembre-se de que, geralmente, o recrutador está diante de inúmeros currículos. Portanto não desperdice a oportunidade. Sucesso!

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.