Como fazer uma carta de apresentação fenomenal em 7 passos


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Uma boa carta de apresentação pode aumentar muito a sua chance de ser chamado para uma entrevista. Estes são os 7 passos a seguir para que a sua seja fenomenal.

Passo 1: Introdução personalizada

Comece se dirigindo ao responsável indicando o nome da pessoa, cargo, empresa e endereço.

"Fulano de Tal
Gerente de RH
Empresa ABC
Rua das Marrecas, 123
Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20011-010

Caro Sr. Fulano,"

Se você não souber o nome da pessoa responsável pela sua possível contratação, não coloque nada. Tente descobrir o nome do responsável pelo RH através do site da empresa, mas evite utilizar uma destas opções:

  • Caro(a) Sr. / Sra.
  • A quem possa interessar
  • Ao responsável pelo Departamento de Recursos Humanos

Elas podem dar um caráter muito impessoal para a sua carta.

Passo 2: Apresentação confiante

A seguir inicie o texto indicando quanto tempo de experiência você possui e explique qual o seu foco de atuação. Por exemplo:

“Com dois anos de experiência comprovada como Assistente Administrativo na área de contas a pagar, estou a procura de uma nova oportunidade de trabalho.”

Continue o parágrafo indicando onde você encontrou a vaga, demonstre sua motivação e informe como o seu perfil é adequado para a oportunidade.

"Ao me deparar com o anúncio no site da empresa ABC, tive a certeza de que as minhas habilidades e competências seriam adequadas para o cargo.”

Quando for mencionar porque o seu perfil é adequado, procure demonstrar que você está confiante de que é a pessoa certa. Sendo assim, evite dizer “acho que tenho as habilidades” ou “talvez eu possua as competências”. Dê preferência para dizer “estou confiante” ou “tenho a certeza”.

Passo 3: Perfil Resumido

No segundo parágrafo faça um breve perfil que inclua suas principais competências técnicas e comportamentais. Se possível, indique como você fez a diferença nas empresas em que trabalhou no passado.

“Participei ativamente da implantação do Oracle na última empresa onde trabalhei, mapeando rotinas e sugerindo melhorias nos processos. Por causa das minhas boas habilidades de comunicação, fui indicada como suporte no módulo Financials para toda a equipe, acelerando a implantação das modificações.”

Lembre-se de que este é mesmo um perfil resumido porque a carta de apresentação deve se limitar a uma página. Procure manter o seu foco nos pontos principais do seu perfil profissional. Evite contar todo o seu percurso em detalhes.

Passo 4: Agradecimentos contidos

No último parágrafo você pode começar agradecendo pela oportunidade. Indique sua disponibilidade para uma entrevista.

“Agradeço desde já pelo seu tempo e consideração. Estou disponível para uma entrevista onde será possível detalhar como eu posso contribuir para o sucesso da empresa. “

Fique atento para apenas indicar a sua disponibilidade. Evite dar a impressão de que está ansioso pela entrevista ou de que está excessivamente confiante de que será chamado.

Passo 5: Dados para contato claros

Lembre-se de deixar seus dados para que o responsável possa facilmente entrar em contato com você para avançar com o processo de seleção.

"Deixo os meus dados abaixo para facilitar o nosso contato.

Maria
Celular: 11 222 333
E-mail: maria@internet.com"

Se você enviar a sua carta de apresentação por email, pode indicar apenas o número do telefone. Neste caso, pode adicionar seu endereço do Linkedin, caso julgue necessário ou relevante para a candidatura em questão.

Passo 6: Formatação perfeita

Para quem precisa enviar um modelo impresso de sua carta de apresentação, deixamos aqui algumas dicas para a formatação:

Fonte

Além das tradicionais Times New Roman e Arial, você pode optar por fontes como Garamond, Calibri, Cambria, Gill Sans e Helvética.

Tamanho da fonte

Para garantir uma boa legibilidade, procure utilizar tamanhos de 10 a 12. Procure ajustar o tamanho da fonte de acordo com o tamanho total de sua carta de apresentação. Mantenha sua carta em apenas uma página.

Espaçamento

Insira uma linha em branco entre os parágrafos e mantenha o espaçamento entre linhas de 1,5. Desta forma você deixará o texto o mais legível possível.

Alinhamento

Mantenha o alinhamento dos parágrafos à esquerda. O alinhamento centralizado altera a posição do início da próxima linha prejudicando a leitura. O alinhamento justificado pode forçar a inclusão de espaços em branco no meio do texto, sendo indicado para pequenos textos.

Margens

Ajuste as margens da sua carta de apresentação para 3 centímetros na esquerda e na direita, e 2,5 centímetros na margem superior e inferior.

Passo 7: Revisão minuciosa

  • Evite usar cores no seu texto
  • Nunca utilize emoticons
  • Muita atenção para os erros de português eles podem destruir a sua carta
  • Evite gírias e linguagem informal

Modelo completo

Fulano de Tal
Gerente de RH
Empresa ABC
Rua das Marrecas 123
Rio de Janeiro, RJ 20011-010

Caro Sr. Fulano,

Com dois anos de experiência comprovada como Assistente Administrativo na área de contas a pagar, estou a procura de uma nova oportunidade de trabalho. Ao me deparar com o anúncio no site da empresa ABC, tive a certeza de que as minhas habilidades e competências seriam adequadas para o cargo.

Participei ativamente da implantação do Oracle na última empresa onde trabalhei, mapeando rotinas e sugerindo melhorias nos processos. Por causa das minhas boas habilidades de comunicação, fui indicada como suporte no módulo Financials para toda a equipe, acelerando a implantação das modificações.

Agradeço desde já pelo seu tempo e consideração. Estou disponível para uma entrevista onde será possível detalhar como eu posso contribuir para o sucesso da empresa. Deixo os meus dados abaixo para facilitar o nosso contato.

Maria
Celular: 111 222 333
Email: maria@internet.com

Veja Também: Carta de apresentação: modelos para baixar e usar em várias profissões

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.