Você é sobrequalificado? Como responder à pergunta


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Você não acha que tem qualificações demais? Já lhe fizeram esta pergunta numa entrevista de emprego?

A sobrequalificação no trabalho pode não ser bem encarada por uma empresa, que pode pensar que o trabalhador vai custar caro ou abandonar o emprego quando algo melhor surgir.

Aos olhos do candidato parece estranho. Como sempre pedem uma certa experiência para um cargo, como é possível muita experiência ser um problema? Se você for a uma entrevista de emprego e lhe perguntarem se não acha que tem qualificações a mais, esta é a forma inteligente de responder.

Pensar no fundamento da questão

Em primeiro lugar deve imaginar qual é a razão do entrevistador fazer esta pergunta. Será por ser um trabalhador de idade avançada? Será por causa do trabalho se tornar monótono ao fim de um certo tempo? Será por uma questão de ordenado?

A resposta deve ir ao encontro das preocupações que o recrutador tem ao fazer esta pergunta. Ao perceber as reservas do recrutador na contratação, consegue encaminhar a sua resposta da melhor forma.

Assegurar ao entrevistador de que é capaz de lhe dar o que ele quer

O que deve responder ao entrevistador é que é perfeitamente capaz de fazer o trabalho em aberto, explicando que é um candidato ideal para a vaga, e que o entrevistador ficará certamente feliz com a sua contratação.

Ser sincero com o entrevistador

Se realmente achar que é sobrequalificado para o emprego deve dizer que sim, que acha que tem muitas qualificações, mas que isso é um extra para o recrutador, e uma garantia de que entende o trabalho e de que é capaz de fazer o trabalho em questão, ao invés de outros candidatos.

Também pode ser sincero no motivo para o qual deseja esse emprego, seja por ser mais perto de casa, ou por gostar da empresa. O fundamental é afastar os receios do entrevistador quanto à contratação.  

Fique com mais dicas para arranjar emprego com qualificações a mais.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.