O boleto do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é o documento usado para pagar o financiamento da educação superior da rede particular.
Por inúmeras razões os estudantes podem perder a data de vencimento dos boletos e acabam por ficar inadimplentes. Se é o seu caso, não se desespere! Saiba o caminho para emissão da 2ª via do boleto.
Como obter a 2ª via do boleto FIES?
A forma de impressão da 2ª via de boleto do FIES vai depender do banco onde foi contratado o financiamento.
2ª via do boleto FIES pela Caixa Econômica Federal
Acesse o endereço do FIES- Financiamento Estudantil, no site da Caixa Econômica Federal, e informe os seguintes campos:
- CPF ou Número do Contrato
- Data de Nascimento
- Código Verificador
A seguir, clique no botão Iniciar operação e aguarde para que o seu novo documento seja gerado.
O boleto online pode ser emitido durante os dias úteis, das 9h às 19h,segundo informações da Caixa.
2ª via do boleto FIES por outras instituições
Não são todas as instituições que oferecem uma forma de emissão da 2ª via do boleto online. Portanto, o ideal é comparecer presencialmente em uma agência da instituição para solicitar a emissão do documento.
Solicitação da 2ª via do boleto FIES por telefone
Tanto a Caixa Econômica Federal como o Banco do Brasil oferecem um número de telefone para que você se informe sobre problemas de recebimento do boleto pelo correio. O número também pode ser usado para facilitar novas negociações.
- Central de atendimento da Caixa Econômica Federal: 08007260101
- Central de Atendimento do Banco do Brasil: 08007290722
Além disso, o Ministério da Educação (MEC) oferece uma linha telefônica para eventuais esclarecimentos de dúvidas:
- Central de Atendimento MEC: 0800616161
Onde pagar a 2ª via do boleto FIES?
Os boletos dentro do vencimento podem ser pagos nos seguintes locais:
- Agências de qualquer banco
- Internet banking
- Caixas eletrônicos
- Casas lotéricas
Boletos FIES vencidos devem ser pagos na agência da instituição financeira selecionada para o financiamento.
O que é o FIES?
O FIES é um programa criado pelo Ministério da Educação. O objetivo é fornecer financiamento para os estudantes em cursos superiores da rede privada de ensino.
O novo FIES
Dividido em duas modalidades, o novo FIES aumentou as chances de conseguir o crédito educativo.
Independente da modalidade, é necessário ter feito a prova do Enem a partir da edição de 2010 e ter conseguido pelo menos 450 pontos, sem zerar na redação.
FIES
O FIES é destinado aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Ele permite que o estudante pague as prestações de acordo com o seu limite de renda.
Exclusivamente operado pela Caixa Econômica Federal, o FIES deve ser contratado após validação das informações do estudante pela instituição de ensino escolhida. Esta modalidade possui um número de vagas limitado.
P-FIES
O P-FIES é destinado aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.
O estudante deve comparecer ao banco privado responsável para solicitar o financiamento, após validação das suas informações pela instituição de ensino.
A indicação de um fiador aumenta as probabilidades de ter o crédito aprovado.
5 dicas para não ficar inadimplente no FIES
Entendemos que qualquer estudante pode passar por dificuldades para pagar o boleto do FIES, por razões diferentes. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a organizar as finanças.
1. Divida os custos de moradia
Alugar um quarto ocioso é uma maneira de diminuir os custos relacionados com a moradia. Assim, você pode economizar no valor de aluguel, condomínio, luz, água e IPTU.
2. Evite comprar livros
Durante a formação acadêmica, o investimento em livros pode pesar no orçamento. Sempre que possível, procure conseguir os livros na biblioteca da universidade ou até mesmo em bibliotecas públicas.
3. Ofereça aulas particulares
Você pode ganhar algum dinheiro extra através de aulas particulares, que podem ser oferecidas dentro da sua universidade para os alunos iniciantes. A mesma ideia pode ser aplicada se você dominar um idioma estrangeiro.
4. Procure por estágio
Dependendo do período que estiver cursando, pode ser o momento de se candidatar para um estágio remunerado na sua área. Procure por vagas nos sites especializados e dentro da própria universidade.
5. Invista em seus talentos
Se você possui talento para alguma atividade, pode tentar ganhar dinheiro oferecendo seus serviços. Aquele bolo que você sempre fazia para a sua família nos fins de semana pode ser tornar uma nova fonte de renda.
Acredite em você. E muito sucesso!
Veja também: