As 7 razões para contatar o entrevistador após a entrevista


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Depois dos suores de nervosismo da entrevista de emprego, ainda não é tempo para o candidato ao emprego descansar: falta fazer o follow up da entrevista de emprego. Isto implica contactar o entrevistador novamente. Muitos candidatos de emprego têm receio em contactar o entrevistador, mas existem várias razões para se fazer isso mesmo.

Matar a dúvida

Em vez de sofrer de ansiedade sobre o resultado de uma entrevista e de ficar na indecisão sobre novas candidaturas, o candidato deve contatar o entrevistador para ficar a saber uma resposta e conseguir planear a sua vida nos próximos dias.

Resolver questões

Pode ter ficado alguma dúvida por resolver na entrevista de emprego. Contatar novamente o entrevistador permite responder a alguma dúvida sobre o candidato ou a alguma pergunta que ficou por responder devidamente em entrevista.

Obter informações

Um novo contato pode dar informação preciosa ao candidato e não apenas ao recrutador.

Agradecer

Uma boa razão para contatar novamente o entrevistador é simplesmente para dizer obrigado, um gesto que fica sempre bem e que fica na memória de quem o recebe.

Caso se tenha esquecido de agradecer a entrevista de emprego, o candidato pode agora agradecer ao entrevistador pelo novo contato.

Mostrar proatividade

Qual é a empresa que não deseja um candidato que demonstre interesse e iniciativa? Esta é uma forma de o comprovar, para além das palavras deixadas na entrevista de emprego.

Reconhecer o candidato

Os candidatos de emprego são vários. Uma forma de um candidato destacar-se da concorrência é contactar de novo o entrevistador, lembrando-lhe quem é o candidato, através do seu nome, da sua voz e da sua imagem.

Ficar em vantagem  

Na dúvida entre candidatos muitos semelhantes, pode acabar por vencer aquele que demonstrou mais interesse na vaga. O recrutador pode acabar por dar preferência a quem deu um passo extra e com quem ele mais conviveu.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.