Como dizer não no trabalho sem magoar ninguém


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Saber dizer não no trabalho é importante para se conseguir cumprir os objetivos e para não se atrasar o trabalho que se está a realizar. Apesar de ser difícil dizer não aos colegas de trabalho ou ao chefe (sobretudo ao chefe), por vezes é mesmo necessário dizer não no ambiente de trabalho.  

Dizer somente quando necessário

Só deve dizer não no trabalho nas situações que identifique como estritamente necessárias. Se disser constantemente não no trabalho, não será bem-visto pelo chefe e pelos colegas. Mas se disser sempre sim, também colocará o seu trabalho em risco, assim como a sua palavra, podendo não ser levado a sério no trabalho. Algumas alturas em que deve dizer não no trabalho são:

  • quando a tarefa deve ser realizada por outra pessoa e nunca por você;
  • quando não está dentro do assunto nem sabe o que é esperado;
  • quando está a realizar um trabalho prioritário e importante;
  • se estiver a prejudicar ou a colocar em causa o seu trabalho.

O ideal é pensar no que lhe é pedido e imaginar o tempo necessário para a execução: se demorar vários minutos e se não tiver esse tempo nesse dia, mais vale deixar o pedido de lado e dizer que não.

Adiar o pedido

Se tiver, um breve, tempo para analisar o pedido, pode propor para fazer o que lhe é requisitado mais tarde. Diga quando o pode fazer e em que condições, e espere pela resposta da outra pessoa.

Recusar o pedido

Se para você é prejudicial aceitar esse pedido, diga diretamente (e sempre pessoalmente) que não o pode fazer e dê a sua explicação pura e dura. Não aja defensivamente, dando grandes explicações. Se possuir um historial de boa disponibilidade, esta nunca estará em causa. Algumas respostas negativas que pode dar são:

  • “Gostaria muito de ajudar, mas no momento estou ocupado com…”
  • “Agora não é um bom momento pois eu estou no meio de algo urgente. Que tal na altura…”
  • “Não posso me comprometer com isto agora, por estar com a prioridade de…”

Propor uma alternativa

Se o que lhe é pedido é urgente e prioritário, então pode sugerir suspender o que está a fazer para fazer o que foi pedido, ou trocar de tarefas com alguém. Explique as consequências dessa situação.

Sugerir outra pessoa

Mesmo que não possa ajudar, certamente saberá quem o possa fazer. Recomende alguém para ajudar a resolver o problema em mãos.

Veja também: 8 fatores que ajudam a melhorar o trabalho em equipe

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.