Profissões para Quem Gosta de Escrever e Ler


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Algumas profissões são ideais para quem gosta de escrever e de ler. Se este é o seu caso considere as seguintes sugestões de trabalhos.

Professor

Gostaria de ser professor? Esta é uma profissão que exige muitas leituras e a escrita de relatórios, entre outras tarefas. Pode ser professor de Português, História, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Direito, Política, Línguas, Jornalismo ou Literatura, para maior contato com os livros.

Advogado

O advogado tem que ler as entrelinhas e descodificar textos incompreensíveis para grande parte da população. Investigar é uma constante neste trabalho.

Jornalista

O jornalista trabalha textos diariamente, dele e de terceiros. Se quer escrever todos os dias, o jornalismo de imprensa é uma opção a considerar.

Tradutor

O tradutor tem de ser um intérprete, colocando-se no papel do autor dos textos e traduzindo para a devida língua. Ler, interpretar e escrever é o dia à dia do tradutor.

Veja outras profissões para quem gosta de línguas.

Escritor

Uma profissão de sonho para quem gosta de ler e de escrever, já que a liberdade criativa é imensa. Se tem imaginação e talento para a escrita pode tentar a sua sorte como escritor.  

Copywriter

Como escritor, você pode produzir conteúdo para outras pessoas, em vez de escrever para você mesmo.

Roteirista

E que tal escrever argumentos de filmes, programas televisivos ou de publicidades?  

Ator

Por outro lado, pode ser aquele que lê os textos dos roteiristas e que dá corpo e alma às personagens.

Editor

O editor controla o conteúdo escrito pelos jornalistas ou produtores de conteúdo. Se tem olho para os erros, esta é uma profissão recomendada para você.

Technical writer

Os escritores técnicos estão responsáveis pela produção e gestão de manuais, sites e outros tipos de textos e comunicações. Ler e escrever fazem parte do cotidiano deste profissional.

Sociólogo

Se tem um gosto especial pelo estudo do comportamento do homem pode ponderar a carreira como sociólogo.

Investigador

Uma das profissões para pessoas introvertidas que requer muitas leituras.

Bibliotecário

Se adora o cheiro dos livros pode tornar-se num bibliotecário, uma das profissões menos stressantes que existem.

Livreiro

Também pode trabalhar numa livraria.

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.