Top 10 das perguntas para entrevistar uma pessoa


Escolher as perguntas certas para entrevistar candidatos de emprego é fundamental no processo de seleção e de recrutamento. No meio de tantas perguntas para entrevistar uma pessoa que se podem fazer existem algumas mais relevantes.

O que você procura com esta oportunidade de emprego?

No meio de tantos candidatos, é necessário descobrir quais são os que mais se enquadram com os objetivos da empresa. Um candidato que procure progredir rapidamente na carreira pode ficar rapidamente insatisfeito num trabalho onde não há espaço para a progressão a curto prazo.

Qual a razão para nós o contratarmos?

Uma das melhores perguntas para uma entrevista pessoal é qual é a coisa que separa um candidato da concorrência. O candidato tem de ser capaz de sintetizar as suas experiências, características e conquistas, mostrando ser uma mais-valia para a empresa.

Quais são as três principais valências que você tem para este trabalho?

Pergunte sobre as características ou atributos que o candidato julga possuir que sejam úteis para o lugar. Assim consegue perceber o que o candidato entende ser a vaga e o seu papel no meio da empresa.

Qual foi a sua maior conquista?

Esta pergunta permite saber o que o candidato considera importante e aquilo que ele mais valoriza individualmente ou coletivamente.

Qual foi o maior obstáculo que superou?

Esta é uma das perguntas para entrevistar alguém que possibilita ao candidato dissertar sobre o passado, dando ao recrutador uma imagem da sua performance em trabalhos anteriores. Também permite saber o que o candidato considera ser um obstáculo.

Se pudesse começar de novo a carreira o que faria de diferente?

Através desta pergunta se desvenda a capacidade de tomar decisões com base na experiência e também se percebe o que o candidato deseja para o futuro.

Pode descrever o melhor patrão que você já teve?

Se quiser saber sobre a capacidade de comunicação do candidato, sobre o seu estilo de trabalho e sobre a sua potencial integração cultural na empresa pode fazer esta pergunta.

Qual foi o trabalho mais chato e o trabalho mais emocionante que você já teve?

As perguntas sobre o passado profissional permitem estabelecer paralelismos com a vaga em aberto e sobre a motivação ou insatisfação do candidato no trabalho se ele for o escolhido.

Quais seriam as três primeiras coisas que você faria se fosse contratado?

Esta é outra pergunta para entrevista de emprego menos comum. Permite saber quais são as prioridades do candidato e como ele se organiza ou se tenta integrar no trabalho.

Como pensa desenvolver as suas capacidades no trabalho?

Tente descobrir se o candidato pensa em depender da empresa para aprender e crescer ou se o candidato tem iniciativa e o desejo de se desenvolver profissionalmente autonomamente.