6 Dicas de currículo para quem muda muito de emprego


As próximas dicas de currículo destinam-se a quem muda frequentemente de trabalho. Saltar de trabalho em trabalho pode não ser visto de bons olhos pela empresa que avalia o currículo, já que lhe pode acontecer o mesmo, isto é, o trabalhador contratado pode querer sair da empresa ao fim de pouco tempo, obrigando a novos investimentos em recrutamento e em formação.

Mudar modelo de currículo

Em vez de um modelo tradicional de currículo, com os trabalhos listados por ordem cronológica, pode escolher um modelo de currículo mais funcional, destacando as competências adquiridas e as suas conquistas.

Inserir objetivos ou um resumo

Pode colocar um objetivo de carreira no início do currículo, dizendo que procura uma empresa para progredir profissionalmente. Também pode inserir um resumo do currículo para destacar a longevidade da sua experiência e não a quantidade de trabalhos exercidos.

Construir uma história

Pode aproveitar toda a experiência que tem em diferentes empresas para contar uma história sobre a sua carreira. Cada trabalho corresponde a uma nova competência, experiência ou conquista, criando interesse em cada um dos capítulos do seu livro (currículo).

Apagar alguns capítulos

As experiências curtas, de poucos meses, podem ser deixadas de fora da sua história. Inclua-as apenas se forem relevantes para o emprego em questão. Se incluir trabalhos de curta duração no currículo pode ter de explicar em entrevista a razão de sair desses empregos. Note-se que se estas razões forem involuntárias, como layoff, não terá de se preocupar com esta questão.

Reformular a experiência

Coloque o tempo de trabalho no final da descrição do trabalho e não no início. Em vez de referir os meses de trabalho, mencione os anos de trabalho, por aproximação.

Confira o significado do tempo de trabalho no currículo.

Unir capítulos

Se teve trabalhos semelhantes ou interligados pode juntar esses trabalhos para aumentar a sua experiência. Esta dica é mais fácil de se aplicar em trabalhos freelance.