10 dicas para otimizar o trabalho em home office


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Segundo a InfoMoney, sete entre cada dez brasileiros gostariam de trabalhar em casa. Visto como solução para melhorar a qualidade de vida do trabalhador, o home office significa o fim do elevado tempo de permanência no trânsito, por exemplo.

Também conhecido como teletrabalho, o home office foi regulamentado no Brasil com a última reforma trabalhista de 2017.

Na tendência que já ocorria no mercado, a regulamentação permitiu formalizar a relação entre o empregador e o empregado. Assim como os equipamentos e gastos com energia e internet utilizados no trabalho.

O que é home office?

O termo home office significa toda forma de trabalho efetuado à distância. Apesar da palavra inglesa “home” significar “casa”, esta modalidade de trabalho pode ser realizada de qualquer lugar que ofereça a infraestrutura necessária.

Assim, além da própria casa da pessoa, é possível trabalhar a partir de vários lugares. Como uma cafeteria, um shopping center, no aeroporto ou até mesmo na tranquilidade de um parque arborizado, próximo da natureza.

Também conhecido pelo termo teletrabalho, o home office vem se firmando como uma opção viável de trabalho para muitas pessoas.

Quando apareceu o home office?

A popularização das tecnologias de internet e celulares nos últimos anos facilitou a criação de postos de trabalho no estilo home office. Logo, o surgimento desta modalidade de trabalho acompanha o surgimento destas tecnologias.

A principal condição para o desenvolvimento dos home offices foi o desenvolvimento da velocidade e estabilidade das conexões de internet.

Além disso, o desenvolvimento de softwares de comunicação como Skype, Zoom e Google Hangouts também contribui para a melhoria do trabalho em regime de home office.

Como otimizar o trabalho em home office?

Tanto para quem vai começar quanto para aqueles que já trabalham em home office, nós preparamos algumas dicas muito importantes. Confira:

1. Garanta uma boa conexão à internet

conexão internet

A estabilidade e a velocidade da internet podem definir o sucesso do seu empreendimento. Não poupe neste item. Se estiver prestando serviço para um empregador fixo, procure dividir os custos com ele.

2. Reserve um espaço exclusivo

É importante dedicar um espaço apenas para o trabalho. Assim você saberá que ao sair daquele local, não estará mais trabalhando. Mantenha este lugar livre de ruídos e poluição visual.

Procure não ocupar toda a sua casa com o trabalho. Pode ser difícil desligar a sua mente das tarefas e conseguir relaxar após concluir sua jornada. Se possível, escolha um local com iluminação e ventilação natural.

3. Mantenha uma rotina de horário

O ideal para quem decide trabalhar em casa é estabelecer uma rotina. Defina os horários de trabalho. Isso irá impedir que você seja interrompido por alguma urgência doméstica.

Nada pior do que lembrar que deveria ter colocado a roupa na máquina de lavar no meio de uma ligação de trabalho.

4. Evite as interrupções

Enquanto estiver trabalhando evite usar as redes sociais. Use o celular apenas para chamadas de trabalho.

Se estiver trabalhando em casa onde convive com outras pessoas, estabeleça que ficará indisponível enquanto trabalha. Sua atenção é sagrada durante o período de trabalho.

5. Procure manter-se organizado

imagem de mesa organizada

Se seu trabalho demanda lidar com papéis, procure ter um arquivo e mantenha tudo classificado para buscas posteriores.

Também tenha o mesmo cuidado com os arquivos do computador. Defina uma forma de backup para não ser pego de surpresa por algum defeito no equipamento. Você pode optar pela compra de um HD externo para essa tarefa.

6. Use roupa de trabalho

Evite trabalhar de pijamas e chinelos. Faça do seu trabalho em home office um ritual. Use uma roupa específica para isso, como se estivesse trabalhando em uma empresa.

Assim, seu cérebro ficará programado para entrar no “modo de trabalho” de forma mais fácil.

7. Crie o hábito de usar listas

A lista de coisas para fazer pode se tornar uma grande aliada de quem trabalha na modalidade home office.

Se você não tem o hábito de usar listas, comece por instalar um aplicativo no celular. Por exemplo, o Wunderlist.

8. Faça pausas regulares

pausas regulares

Ao trabalhar em casa, podemos passar várias horas sentados. Procure parar de vez em quando para se alongar.

Uma dica útil para criar esses intervalos é usar a técnica Pomodoro. Ela consiste em dividir o tempo em fatias de 25 minutos com pausas de 5 a 10 minutos.

Existem softwares que implementam a técnica e que podem ser muito úteis. Faça uma pesquisa na internet pelo termo Pomodoro.

9. Cuide do ambiente

Procure manter seu ambiente de trabalho dentro de padrões de ergonomia. Mantenha uma distância de 45 cm dos seus olhos até a tela do computador.

Procure escolher presencialmente a sua cadeira, evite comprar online para que não tenha surpresas desagradáveis. Dê preferência para cadeiras com apoios para os braços.

Mantenha as cores do ambiente em tons neutros. Cores muito vivas podem causar distrações, além de provocar cansaço visual.

Mantenha os itens usados com maior frequência perto do seu alcance. Se necessário, adquira móveis como estantes e armários para organizar o ambiente.

10. Diferencie o trabalho do lazer

Confundir os momentos de lazer com os de trabalho é muito comum para quem trabalha em casa. O ideal é possuir dois computadores separados para cada momento.

Mas sabemos que muitas vezes isso não é viável. Como alternativa, você pode usar browsers diferentes para os dois períodos. Desta forma, você evita ser assaltado pelo histórico de pesquisas de trabalho durante o descanso e vice-versa.

Os mais exigentes podem criar logins diferentes no computador para evitar que os dois momentos se misturem.

Quais os tipos de trabalho em home office?

Se você quer começar a empreender na modalidade home office, saiba que existe uma grande variedade de trabalhos que cabem neste formato. Destacamos a seguir alguns deles:

  • Produção de alimentos caseiros
  • Artesanato
  • Hospedagem para pets
  • Venda de produtos importados
  • eCommerce
  • Coaching
  • Aluguel de quarto
  • Telemarketing / Vendas / Atendimento ao Cliente
  • Fotografia
  • Casamentos e Festas

Se quiser saber mais sobre o regime de home office, leia também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.