O que é Empreendedorismo?


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Empreendedorismo é a capacidade de reconhecer problemas como oportunidades para desenvolver soluções, mobilizando recursos para gerar valor durante o processo. Uma vez que a geração de valor na solução de um problema ocorre frequentemente através de novas ideias, podemos afirmar que o empreendedorismo possui uma forte relação com a inovação.

Em outras palavras, podemos dizer que o empreendedorismo está diretamente relacionado com a capacidade de sonhar, criar, inovar e realizar. Saber enxergar oportunidades e trabalhar nelas de uma maneira lucrativa também está relacionado com o tema.

É comum associar o empreendedorismo com a disposição para correr riscos. Na verdade, o empreendedor deve possuir a capacidade de avaliar riscos. Sendo assim, eles aceitam correr riscos que tenham sido calculados.

A maioria das pessoas considera o perfil empreendedor como algo nato. A verdade é que alguns perfis de personalidade tendem a ter as características mais desejáveis para se tornar um empreendedor. Se você considerar a personalidade como algo em constante desenvolvimento, podemos concluir que estas habilidades podem ser aprendidas.

Características de um empreendedor de sucesso

Como dito anteriormente, o perfil empreendedor reúne algumas características. Destacamos abaixo as principais:

Autoconfiança elevada

Faz parte do perfil empreendedor acreditar na sua própria força.  Isso não significa que a dúvida nunca apareça (principalmente nos momentos difíceis), mas eles escolhem acreditar que serão capazes de dar conta do recado.

Otimismo

Mesmo encarando fracassos, a pessoa com o perfil empreendedor tende a ter facilidade em ressignificar estas experiências, levantar do chão, remover a poeira, tornar a arregaçar as mangas e avançar na direção dos seus objetivos.

Alta capacidade de manter o foco

Empreendedores são capazes de pensar e agir de forma convergente. Quando uma meta é estabelecida eles conseguem isolar todo o resto que não diz respeito ao assunto.

Voltados para a ação

Apesar de dar elevada importância ao planejamento, o perfil empreendedor tende a preferir colocar as coisas em prática. É o clássico estilo “mão na massa”.

Visionário

O perfil empreendedor possui a capacidade de criar cenários onde alguma espécie de problema é resolvida de uma forma inovadora. A sustentação destas visões servem como direção para as suas metas e objetivos.

Capacidade de persistir

Empreendedores são adeptos da frase do autor Fernando Sabino: “No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim”.

Comunicação estratégica

Um empreendedor precisa desenvolver a capacidade de se comunicar com eficácia e clareza para poder transmitir suas ideias e "vender o seu peixe" como diz o ditado. Afinal ele irá negociar com diferentes pessoas tais como clientes, parceiros e funcionários. Saber se comunicar é uma característica imprescindível. 

Empatia

Ter empatia é a capacidade de se conectar verdadeiramente com as outras pessoas. Quanto mais se tem empatia mais se consegue compreender os clientes. O que se torna imprescindível para aumentar o seu público. A empatia é fundamental para identificar problemas e solucioná-los.

Os clientes sabem se a empresa se importa com eles, se tem interesse genuíno em chegar a uma solução.

Avalie se você tem o perfil empreendedor

Está se perguntando se você tem o perfil empreendedor? Nós selecionamos uma série de frases relacionadas com o tema, para que você possa se auto avaliar.

Responda verdadeiro ou falso para cada uma das afirmativas abaixo. Confira o resultado no final.

1. Eu tenho facilidade em assumir compromissos de longo prazo 

2. Sou conhecido por não me estressar com facilidade 

3. Eu lido bem com surpresas inesperadas

4. Eu sempre gostei de liderar projetos em grupo

5. Eu consigo lidar com uma variedade de tarefas e pessoas diferentes com facilidade

6. Gosto de tomar a iniciativa, sou conhecido por esta característica

7. Tenho facilidade em me adaptar diante de mudanças repentinas

8. Aceito correr riscos com facilidade

9. Se eu precisar passar mais ou menos um ano sem receber um salário, consigo viver confortavelmente

10.Eu tenho dinheiro suficiente para me sustentar enquanto o meu empreendimento estiver iniciando

Resultado:

8 ou mais afirmativas verdadeiras: Você possui um perfil de personalidade empreendedor. Se você está pensando em realizar um sonho, é hora de entrar em ação!

De 5 até 7 afirmativas verdadeiras: Procure avaliar com profundidade quais as características que são necessárias desenvolver. Use as afirmativas onde você respondeu "Falso" como um indicador do que você precisa desenvolver o seu perfil empreendedor.

No máximo 4 afirmativas verdadeiras: Você possui um perfil mais conservador. Se tem interesse em empreender, não desanime. Procure desenvolver as características necessárias através de cursos e treinamentos para ampliar as habilidades que você precisa. 

Mãos à obra!

Veja também:

Como montar um negócio com pouco dinheiro

5 ideias de negócios lucrativos em 2018

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.