Veja como conseguir um empréstimo mesmo com o nome sujo


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O número de pessoas com o nome negativado cresceu nos últimos anos. Por inúmeras razões você pode se encontrar nesta situação. Uma perda salarial brusca por conta da crise econômica costuma ser o motivo mais comum. Se for o caso, a situação pode ser prejudicial para a sua carreira.

Embora não seja permitido, em alguns processos seletivos, existem áreas que fazem a verificação da situação do candidato. Por exemplo, a área financeira e bancária. Por causa dessa restrição, torna-se quase impossível progredir na carreira através da mudança de emprego.

Com a intenção de contribuir para a solução, criamos este artigo para ajudar você a encontrar uma saída. Confira!

Por que pedir um empréstimo para limpar seu nome?

Muitas vezes, o negativado precisa de um empréstimo urgente para pagar outras dívidas. Se for o caso, através do empréstimo você pode limpar seu nome.

Como várias empresas podem fazer uma pesquisa sobre a situação cadastral do candidato, fica muito difícil conseguir passar dessa fase durante um processo seletivo. Desta forma, ao limpar seu nome, estará apto a se candidatar para novas oportunidades de emprego.

Como conseguir empréstimo com o nome sujo?

Existem algumas opções para conseguir um empréstimo quando se está negativado. Cada uma possui exigências diferentes, dependendo do caso.

1. Refinanciamento imobiliário

refinanciamento imobiliário

Este é o tipo de empréstimo ideal para quem possui um bem para colocar como garantia. Por exemplo, um imóvel ou um carro.

No caso de inadimplência, a instituição está autorizada a ficar com o bem que você colocou como garantia. Para efetivar esse tipo de empréstimo, o bem deve estar quitado e no nome da pessoa que solicita.

2. Penhor

O penhor é outro tipo de empréstimo que funciona com a colocação de um bem. Mas neste caso é um bem de menor valor, como jóias, objetos de prata ou outro item valioso.

A Caixa Econômica Federal é uma instituição que oferece esse tipo de empréstimo.

3. Crédito consignado

Para quem se encontra empregado e está com o nome restrito, o crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas do salário. Ou seja, o salário serve como garantia.

Os candidatos para esse tipo de empréstimo são aposentados, pensionistas, servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas com convênios bancários.

4. Microcrédito

microcrédito

Se você possui um negócio e está com o nome restrito, a opção do microcrédito pode ser útil. Este é um tipo de empréstimo de pequeno valor, com taxa de juros baixa, direcionado para pequenos empreendedores.

Serve para quem está pensando em expandir o negócio. Limitado para pessoas jurídicas com faturamento bruto de até R$ 120 mil por ano.

O microcrédito também está disponível para quem possui um pequeno negócio informal como pessoa física (sem CNPJ). Os valores servem para auxiliar o crescimento e dar estabilidade para os iniciantes.

O nome negativado pode dificultar a liberação do empréstimo, tudo depende do score que o banco definir.

5. Empréstimo P2P

Através das modernas plataformas digitais, é possível colocar em contato direto investidores e aqueles que precisam do dinheiro.

Direcionado principalmente para pequenos empreendedores, os sites especializados permitem cadastrar sua empresa e aguardar a resposta por parte dos investidores.

O termo P2P significa peer-to-peer lending, ou seja, ponto a ponto. O contato é direto com as empresas que emprestam, sem intermediação bancária.

Assim como no caso do microcrédito, o nome sujo pode dificultar a liberação do empréstimo. Portanto, tudo irá depender do score estabelecido pela instituição.

Cuidado com golpes de empréstimo para quem está com o nome sujo

Na hora de procurar por uma empresa confiável que ofereça empréstimos para negativados, fique atento para os golpistas. Desconfie da empresa caso se enquadre nas seguintes situações:

  • Se pedir um depósito antecipado para liberar o empréstimo
  • Se o site da empresa não possuir endereço, telefone e e-mail de contato

Dicas para quem quer conseguir um empréstimo com o nome sujo

  1. Faça o seu orçamento para compreender sua realidade financeira atual
  2. Tenha em mãos seu contracheque ou extrato bancário dos últimos três meses para autônomos
  3. Leve documentos que comprovem a propriedade de algum bem de valor
  4. Negocie um total de parcelas que esteja adequado à sua realidade, sem ultrapassar 1/3 da renda
  5. Compare os juros cobrados entre as diversas empresas

Para finalizar, deixamos a indicação do site Financer, onde é possível fazer pesquisas entre as instituições financeiras que oferecem empréstimos para os negativados.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.