Como parar de procrastinar com 7 dicas infalíveis!


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

A procrastinação é o hábito de adiar a realização de alguma tarefa que deveria ser feita imediatamente. O hábito que é popularmente conhecido como “empurrar com a barriga”, pode se tornar um problema sério. Isto costuma estar relacionado com a personalidade da pessoa.

Geralmente, o hábito da procrastinação ocorre quando a tarefa que protelamos não traz satisfação ou prazer imediato. Também deixamos para depois as tarefas que aparentam ser demasiadamente complexas.

Se identificou com o assunto? Acompanhe as nossas dicas para vencer este hábito nocivo, e alcançar resultados fantásticos.

1. Use um sistema de lembretes

imagem tablet laptop

Qualquer sistema que seja capaz de produzir alertas, pode ajudar na luta contra a procrastinação. Você deve incluir as tarefas com suas respectivas datas de conclusão e prioridades, evitando cair no esquecimento.

O Google Calendar pode ser utilizado para isso. Através do seu uso é possível definir os lembretes com alertas por e-mail. Se você costuma verificar a sua caixa de correio todos os dias, acabará por receber as notificações das tarefas.

2. Aprenda a dizer “não”

A dificuldade em dizer “não” para as solicitações das outras pessoas é uma das razões pela qual procrastinamos. Se este é o seu caso, você pode não saber lidar com as reações das outras pessoas.

Avalie se você não tem medo de decepcionar os outros. Uma forma de facilitar a sua capacidade de dizer não, é relacionar cada pequena tarefa com uma meta maior de longo prazo. Assim você saberá o motivo quando disser não para alguém, sem se sentir culpado.

3. Anote o seu progresso

Mantenha um registro do seu progresso para que sirva como fonte de motivação. Não precisa ser nada sofisticado, basta uma folha de papel onde você anote todos os dias as tarefas concluídas.

Tome o cuidado de deixar a folha sempre ao alcance dos seu olhos. Assim você sempre irá lembrar de acompanhar o seu progresso e também de anotar o registro diário. Você pode usar uma alternativa digital, mas tenha a certeza de que o conteúdo esteja sempre visível.

4. Saiba como priorizar as tarefas

imagem homem laptop

Crie um sistema de priorização das suas tarefas diárias. Você pode usar “ABC” ou “123” para classificar as suas tarefas em termos de importância e urgência. Escolha um sistema e procure fazer um uso consistente.

As tarefas urgentes são aquelas que precisam de atenção imediata. Geralmente possuem prazos apertados para a conclusão.

As tarefas importantes possuem um prazo maior, mas são capazes de adicionar muito valor ao seu projeto.

Na hora de classificar as tarefas, procure pensar em termos de resultados obtidos. Tenha o cuidado de não deixar que as tarefas urgentes ofusquem as importantes. Evite também que as tarefas importantes se transformem em urgentes.

5. Divida as tarefas em passos menores

Quando você notar que uma tarefa está muito complexa, procure dividi-la em passos menores.

Por exemplo, se você está adiando a arrumação da sua estante de livros, pode dividir o projeto em passos menores. Se você for classificar seus livros por gênero, divida a arrumação se comprometendo com 1 gênero de cada vez.

6. Recompense os seus sucessos

Estabeleça uma forma de recompensa sempre que concluir alguma tarefa. Pode ser um cafezinho, um passeio no parque ou uma espiada nas redes sociais. O que importa é criar em você uma motivação para agir, evitando a procrastinação.

Você pode transformar qualquer atividade em uma recompensa. Procure planejar as maiores recompensas conforme o tamanho dos objetivos alcançados. Reserve aquele fim de semana na pousada para a conclusão de um projeto, por exemplo.

7. Faça uma revisão semanal

imagem grafico computador

Reserve um dia e horário para fazer a sua revisão semanal. Durante este tempo, você será capaz de identificar claramente o que está funcionando e o que não está. Assim, poderá corrigir as eventuais falhas que existam.

Sempre revise os objetivos, as tarefas e reavalie prioridades. Tenha a certeza de não ser interrompido durante a sua revisão. Sugerimos que reserve uma hora do seu final de semana para isso. Na maioria dos casos 30 minutos são suficientes.

Conselhos úteis para quem deseja vencer a procrastinação

  • O hábito de procrastinar pode se intensificar de acordo com o tipo de personalidade da pessoa. Sendo assim, para algumas pessoas pode ser mais complicado introduzir mudanças de hábito.
  • Procure sempre ampliar o seu autoconhecimento. Reconhecer as motivações que nos levam a procrastinar pode ser o primeiro passo para eliminar o hábito. Contar com a ajuda de um profissional de psicoterapia pode ser contribuir muito neste processo.
  • Por mais incrível que possa parecer, procure realizar exercícios de respiração para manter a sua mente no agora. Uma mente agitada tende a querer saltar de tarefa em tarefa sem concluir nenhuma, procrastinando no final. Faça esta parada estratégica várias vezes ao dia. Com certeza você irá notar diferença no seu foco.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.