Como demitir um funcionário: 7 dicas importantes


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O momento da demissão de um funcionário não é nada fácil. Independente dos motivos que levaram a esta decisão, este é sempre um evento emocionalmente complicado para os dois lados. O segredo para lidar com a demissão está em manter o equilíbrio.

Preparamos este artigo com 7 dicas para você verificar na hora de demitir um funcionário. Confira a seguir.

1. Defina o melhor momento e local

O ideal é agendar uma reunião em algum lugar reservado, longe da atenção dos outros colaboradores. A sala de reunião oficial da empresa pode servir muito bem a este propósito. O importante é que a privacidade do funcionário seja mantida.

Conte com a presença do superior imediato do funcionário e de algum representante do departamento de recursos humanos. É muito importante contar com outros profissionais no momento da demissão. Assim, você garante outras testemunhas caso alguma coisa não saia muito bem.

Não existe um consenso a respeito do melhor dia e horário para se demitir um funcionário. Apesar disso, o final do expediente de uma sexta-feira é indicado como o melhor momento para tratar de uma demissão. Assim, durante o fim de semana o funcionário demitido tem tempo para absorver o impacto da demissão.

2. Seja assertivo

Durante a reunião, procure falar de forma objetiva e clara. É muito importante que você demonstre segurança e firmeza. Desta forma, evite frases que possam ter interpretações subjetivas. Seja breve e procure ir direto ao ponto central do assunto.

Tenha a certeza de que o funcionário saiba o motivo pelo qual está sendo demitido. O principal motivo de problemas durante uma demissão, é a falta de justificativas para o desligamento do funcionário.

3. Indique os próximos passos

Após a notificação de demissão, é necessário apresentar os próximos passos em termos de procedimentos. Apresente os documentação necessária para a rescisão do contrato

Procure contar com o profissional de RH na hora das indicações dos procedimentos para concluir a demissão. Caso você não tenha como contar com a assessoria deste profissional, tenha a certeza de preparar tudo antes da reunião para saber o que dizer.

4. Defina a recolha de pertences pessoais

Garanta a privacidade do funcionário demitido
Recolher os pertences pessoais pode ser motivo de constrangimento após a demissão

Se você optar por realizar a reunião de demissão próximo do final do expediente, pode pedir para o funcionário recolher os seus objetos pessoais logo após a reunião. Assim, ele pode contar com alguma privacidade durante a retirada do material.

Independente de quando for definida a recolha dos objetos pessoais, é aconselhável que algum funcionário responsável esteja presente para evitar problemas. Não é possível prever como cada pessoa pode reagir diante de uma demissão.

Apenas em casos que sejam nitidamente mais graves, deve se envolver a segurança da empresa no processo. Caso contrário, evite criar um clima ainda mais desconfortável gerando constrangimento para todos.

5. Informe os outros colaboradores

Após concluir a reunião de demissão com o funcionário, é importante notificar oficialmente o desligamento para o resto da equipe. Use da mesma clareza e objetividade usada na reunião, mas sem expor a privacidade do funcionário demitido.

Ao notificar, evite gerar um clima de insegurança e medo entre os colaboradores. Muitas vezes após uma demissão, é comum se instalar uma atmosfera de terror do tipo “quem é o próximo?”. Isso pode afetar sensivelmente a produtividade geral das equipes envolvidas.

6. Corte todos os acessos do funcionário

Computador de funcionário demitido
Cancelar imediatamente todos os acessos aos sistemas da empresa pode evitar muitos problemas

Notifique a equipe de tecnologia sobre o desligamento do funcionário. Solicite o corte de todos os acessos aos sistemas da empresa.

Avalie com o superior imediato do funcionário demitido, se existe a necessidade de notificar parceiros, fornecedores ou clientes. Neste caso, tenha o cuidado de não mencionar os motivos que causaram o desligamento.

7. Aprenda com a experiência

Sempre procure olhar para o processo de demissão de um funcionário, como uma chance de reavaliar onde ocorreram os equívocos. Identifique se existem falhas no processo seletivo da empresa.

Procure avaliar também se o gestor falhou nas avaliações periódicas do funcionário. Às vezes alguns problemas podem passar despercebidos e acabam por virar uma bola de neve. Seja como for, aprenda alguma lição com o processo e tenha a certeza de implantar modificações necessárias, se for o caso.

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.