Conheça os 3 principais tipos de empreendedorismo e inspire-se!


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Além do tipo de empreendedorismo individual, que inclui de negócios informais até as franquias famosas, destacamos mais dois tipos de empreendedorismo. Eles possuem relevância para o cenário brasileiro e podem ser sua próxima investida!

Em tempos de crise, o empreendedorismo surge como uma luz no fim do túnel, com a promessa de ser uma atividade capaz de gerar empregos.

Empreender também se tornou uma maneira de se manter em movimento, em tempos de estagnação do mercado.

Por isso, veja as características dos principais tipos!

Empreendedorismo social

O principal objetivo do empreendedorismo social é causar impacto social. Ou seja, melhorar as condições de vida de uma determinada comunidade e para a sociedade como um todo.

Geralmente, essas melhorias ocorrem onde o criador do empreendimento reside. Isto porque irá criar serviços ou bens de consumo que geram valor na região, permitindo a inclusão social.

A grande diferença entre o empreendedorismo comum e o empreendedorismo social é que este não visa apenas lucros expressivos para os investidores. Isto não significa que esses empreendimentos não gerem lucro.

O importante é criar valor social que gere benefícios para uma comunidade com necessidades específicas. Outro objetivo do empreendedorismo social é conseguir retirar pessoas da economia informal.

Exemplo de empreendedorismo social

Ubra

imagem homem conduzindo carro

O tatuador Emerson Lima e o motorista Alvimar da Silva, moradores da Vila Brasilândia, na periferia de São Paulo, identificaram a oportunidade. Eles criaram um serviço que funcionasse onde a Uber não atende.

Ao proibir o acesso a áreas consideradas de risco por problemas de segurança, a famosa empresa prestadora do serviço de transportes deixou uma lacuna. Logo, os dois empreendedores resolveram agir.

Com uma operação inicialmente de estrutura modesta, o serviço demonstra ter grande potencial de crescimento.

Com uma equipe formada apenas por motoristas moradores da área, a missão da Ubra é chegar em todos os lugares onde a concorrente não chega. Assim, a Ubra acaba por prestar um serviço de natureza social.

Empreendedorismo corporativo ou Intraempreendedorismo

Podemos dizer que um intraempreendedor é um empreendedor dentro de uma organização. E as características e habilidades necessárias neste caso são as mesmas. Por exemplo :

  • Paixão
  • Criatividade
  • Motivação

A diferença principal é que o intraempreendedor não é um empresário e não assume os riscos do negócio.

O intraempreendedor é um funcionário remunerado para promover inovações nos produtos, bens e serviços para o sucesso da empresa. A tendência é que tenha um perfil renovador da cultura organizacional encontrando novas formas de realizar antigos processos.

É comum que esses profissionais sejam bem remunerados nas empresas. Isto ocorre devido ao elevado nível de risco relacionado com o trabalho desenvolvido.

Ao repensar processos, produtos, serviços e os projetos da empresa, eles enfrentam situações extremamente desafiadoras.

O resultado do trabalho traz melhorias de desempenho, produtividade e pode alcançar vantagens competitivas. Ou seja, benefícios para toda a organização.

Exemplo de empreendedorismo corporativo

Gmail do Google

Não é novidade que o Google permite que os funcionários dediquem parte do tempo para criarem projetos individuais, estimulando o empreendedorismo corporativo. O que talvez você não saiba é que o Gmail foi fruto de um destes projetos.

Com seu desenvolvimento iniciado em 2001 por Paul Buchheit, o Gmail se tornou a primeira plataforma online para envio de emails onde era permitido que o usuário mantivesse todas as mensagens. Isto dentro do limite inicial de 1GB.

O Gmail também foi um dos serviços pioneiros a oferecer um sistema de pesquisa dentro das mensagens.

Empreendedorismo de negócios

Basicamente, o empreendedorismo de negócios está associado à criação de novas empresas. Aqui, o foco está em se tornar competitivo, conquistar novos clientes e manter o aumento dos lucros constante.

Nesta modalidade, o negócio procura sempre atender uma necessidade do mercado. Muitas vezes, o objetivo é alcançado através da inovação de algum processo já existente.

Desta forma, é normal que o empreendedorismo possua um determinado grau de risco associado. Dentro desse contexto, a necessidade de construir um plano de negócios torna-se essencial para uma correta avaliação do empreendimento.

Além disso, o plano pode ajudar na captação de financiamento externo. Isto porque é um documento estruturado com os detalhes de vários aspectos do negócio.

Exemplos de empreendedorismo de negócios

Cacau Show

imagem de chocolate

Aos 18 anos, Alexandre Tadeu Costa já apresentava o perfil empreendedor.

Nascido em uma família que havia tido um negócio de venda de doces, ele decidiu resgatar a antiga prática comercial familiar. Passou a vender chocolates na zona oeste de São Paulo usando apenas seu carro como veículo de distribuição.

Conforme o negócio se desenvolveu, partindo de um catálogo de vendas por encomenda, a empresa cresceu contratando funcionários. Até quem em 1996, Alexandre esteve na Bélgica, participando de um curso de chocolates.

Atualmente, a Cacau Show é uma franquia líder no segmento. Com uma fábrica em Itapevi, em São Paulo, desde 2006 e cerca de mil lojas em todo país, a empresa é um grande exemplo do empreendedorismo brasileiro.

Alergoshop

Criada a partir de uma necessidade pessoal, as irmãs Sarah e Julinha Larazetti fundaram a Alergoshop. A empresa é especializada em atender pessoas alérgicas.

Quando a filha de Sarah nasceu apresentando várias alergias, ela teve dificuldades de encontrar produtos específicos. Na época, sua irmã Julinha fazia um mestrado na área das alergias, foi quando ambas viram uma oportunidade de negócios.

A empresa pioneira no ramo se tornou referência no mercado. Com cerca de 280 produtos, opera no modelo de franquias visando ampliar sua atuação.

Um exemplo de sucesso de quem apostou avançar na direção de um caminho desconhecido, criando um nicho de mercado inexistente.

Overland

Com um conceito inovador à respeito de hospedagem, a arquiteta Roberta Caruso criou em 2005 a Overland. A empresa é especializada em operacionalizar hotéis de barracas com a infraestrutura necessária para oferecer conforto no ecoturismo.

Ao criar o conceito de hotel pop-up, a Overland enfrentou certa resistência do mercado consumidor no início da operação. Mas com a persistência e a resiliência da fundadora, a empresa ganhou reputação no mercado de ecoturismo.

Atualmente, a parceria com o espaço Voador, localizado em uma área verde de preservação em Atibaia, permite que os visitantes usufruam de atividades no local. Trilhas, jogos, pesca e oficinas são algumas das opções existentes.

Tipos de empreendedores

Além dos tipos de empreendedorismo, há alguns tipos de empreendedores. Além do empreendedor social, o intraempreendedor e do corporativo, estão os seguintes:

  • Individual: empreendedores iniciantes caracterizados como microempreendedores individuais (MEI);
  • Cooperado: empreendedores ligados a cooperativas;
  • Franqueado: iniciam o negócio a partir de uma franquia;

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.