10 características de um vendedor de sucesso!


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

O setor de vendas de qualquer empresa possui elevada importância para o sucesso do empreendimento. Sem vendas, não há como sustentar um negócio. Assim, a busca pela excelência nos profissionais de vendas é vital para a sobrevivência das empresas. Torna-se imperativo conhecer as características e atitudes que definem um vendedor de sucesso.

Este é o primeiro passo para desenvolver as habilidades de uma equipe de vendas. Mas independente de você trabalhar diretamente com vendas, saiba que sempre estamos tentando vender alguma coisa.

O currículo com seu perfil profissional, que você enviou para aquela tão sonhada vaga, tem a função de uma ferramenta de publicidade. Quando você vai para um entrevista de emprego, você está vendendo sua capacidade de trabalho. Portanto, o assunto interessa a todos nós. Acompanhe!

1. Empatia

Colocamos a empatia em primeiro lugar na lista de dicas porque, sem ela, as chances de ser bem-sucedido nas vendas são muito reduzidas. É essencial saber se colocar no lugar do cliente e entender as necessidades e expectativas de cada um.

Além disso, um vendedor de sucesso deve ser capaz de adequar seu comportamento de acordo com a personalidade de cada cliente. Nada pior que um vendedor que fica no pé do cliente que prefere ficar sozinho para tomar uma decisão.

2. Bom relacionamento interpessoal

A necessidade de manter um bom relacionamento interpessoal não se limita ao cliente. É óbvio que um vendedor de sucesso sabe manter um ótimo relacionamento com o cliente. Porém, é imprescindível manter um bom nível de relacionamento com os outros colaboradores, fornecedores e subordinados, quando existirem.

3. Orientação por metas

imagem de um alvo

Saber definir os objetivos, manter o foco e registrar os resultados são aspectos de quem trabalha orientado por metas. Vale a pena lembrar que se não medimos a performance durante o tempo, como saberemos se estamos no caminho certo?

Tão importante quanto desenvolver a capacidade de se orientar por metas, é a capacidade de revisar as metas e propor ajustes conforme necessário. Procure não se tornar inflexível quando estiver lidando com o assunto!

4. Comprometimento

O principal benefício de um vendedor comprometido é a sensação de segurança que o cliente percebe através dele. Um vendedor não comprometido pode passar a impressão de que age com má vontade ou indiferença. Nenhum cliente gosta disso!

A primeira pessoa com quem o vendedor deve estar comprometido é com ele mesmo. Se por algum motivo qualquer, o vendedor não estiver alinhado com o que faz, dificilmente será capaz de passar uma boa impressão para os clientes.

5. Otimismo

A capacidade de manter o otimismo pode ser determinante para o sucesso. Imagine um vendedor pessimista iniciando seu dia acreditando que nunca poderá alcançar as metas! Qual a impressão você acha que ele irá passar aos clientes?

Atenção que não estamos sugerindo aqui que o vendedor deva viver fantasiando que tudo irá dar certo. Estamos chamando a atenção para a capacidade de enxergar oportunidades, mesmo em cenários problemáticos.

6. Persistência

imagem homem escalando montando com persistência

Sabemos que persistir não é algo fácil. Principalmente diante de adversidades. Também entendemos que existem inúmeros fatores que podem afetar o comportamento do mercado. Muitas vezes, são fatores que fogem ao controle do vendedor ou até da empresa.

Mas a persistência muitas vezes é a responsável por grandes sucessos. A autora J. K. Rowling teve o manuscrito do livro Harry Potter recusado por 12 editoras até ser publicado. Se não tivesse persistido, a história nunca chegaria ao sucesso mundial.

7. Conhecimento

Demonstrar excelente conhecimento do setor em que atua conta muitos pontos para o sucesso. Saber responder as dúvidas mais frequentes dos clientes e apontar soluções para os problemas apresentados causam uma boa impressão.

Para manter seu nível de conhecimento em dia, é preciso que se faça um esforço extra. Talvez seja necessário alguma espécie de treinamento ou a leitura de manuais e especificações técnicas.

8. Adaptabilidade

No cenário atual, a velocidade em que podem ocorrer mudanças nos ambientes de trabalho e na forma de realizar as tarefas é muito rápida. As constantes transformações pedem que o vendedor possua um alto grau de adaptação.

Às vezes, basta introduzir um avanço tecnológico para todo o trabalho de anos passar a ser feito de outra maneira. Portanto, procure ser flexível para aumentar sua capacidade de adaptação às mudanças!

9. Franqueza

Um vendedor de sucesso usa a franqueza muitas vezes no trabalho. Se um produto ou serviço não for adequado às expectativas do cliente, ele não hesita em dizer a verdade.

Quando um vendedor manipula e engana os clientes para convencê-los da compra de algum item que não precisam, gera insatisfação. Além disso, a imagem da empresa fica comprometida.

10. Confiança

imagem de dois homens confiantes ao apertarem as mãos

Para transmitir confiança, é necessário que o vendedor acredite no que vende. Não é possível passar confiança vendendo um produto ou serviço que você acha ser de péssima qualidade.

Acreditar no produto ou serviço que vende também é a melhor maneira de se manter motivado. Procure sempre conhecer os benefícios do serviço ou produto proporcionados para o cliente. Assim, você fortalece sua confiança no que vende.

Inteligência emocional no sucesso das vendas

Por último, mas não menos importante, lembramos da importância do desenvolvimento da inteligência emocional.

A inteligência emocional pode ser definida como a capacidade de reconhecer e lidar com estados emocionais das outras pessoas de forma eficiente.

Aprende-se a “ler” informações não explícitas a respeito do cliente. Por exemplo: desejos, motivações e intenções. Assim, através do desenvolvimento da inteligência emocional, é possível adequar sua atuação de acordo com o cliente.

Além do quociente de inteligência (QI), procure aumentar o seu quociente emocional (QE) através da leitura de livros sobre o tema ou participação em treinamentos.

Com isso, acreditamos que as chances de ter uma melhoria de salário e uma mudança de cargo poderão aumentar.

Muito sucesso nas vendas!

Veja também:

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.