A​tividades extracurriculares que vão melhorar seu currículo


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

As atividades extracurriculares podem ser utilizadas para enfatizar habilidades desenvolvidas fora do escopo profissional, mas exigidas pela vaga em questão.

Podem ser bastante adequadas para o profissional iniciante e podem ajudar a quebrar o ciclo do “é difícil conseguir um emprego sem experiência e só se consegue experiência através de um emprego”.

Onde colocar as Atividades Extracurriculares no currículo

Por representarem informações adicionais, fora do escopo profissional, as Atividades Extracurriculares devem aparecer no final do currículo, após a Experiência Profissional e a Formação Acadêmica. Coloque-a preferencialmente após a área de Idiomas.

Como descrever as Atividades Extracurriculares no currículo

As Atividades Extracurriculares devem ser apresentadas de forma sucinta e objetiva, procurando enfatizar quais as habilidades que foram desenvolvidas que sejam adequadas para o perfil da vaga em questão.

Quanto menor for a sua experiência profissional e acadêmica, maior a importância das Atividades Extracurriculares.

Veja a seguir alguns exemplos de descrição de atividades extracurriculares e quais as habilidades desenvolvidas em cada uma:

1. Trabalho Voluntário

Participar de uma instituição que promove levantamento de fundos para uma causa, demonstra que você desenvolveu senso de responsabilidade, desenvoltura e iniciativa. Se possível apresente os resultados obtidos por uma das campanhas realizadas para tornar os dados mais tangíveis. Destaque o seu papel dentro da organização.

Habilidades desenvolvidas:liderança, proatividade, empreendedorismo e comprometimento.

2. Experiência com Teatro, Música e/ou Artes

Confiança e a capacidade de aceitar desafios são apenas duas das habilidades necessárias para subir no palco e se apresentar na frente de uma plateia. Este é o tipo da atividade extracurricular ideal para vagas onde se exige o contato com o público e a comunicação assertiva.

Habilidades desenvolvidas: comunicação, confiança, criatividade e capacidade de falar em público.

3. Representante de turma

Foi líder de turma durante o período universitário? Isso demonstra que você teve a oportunidade de ganhar experiência numa posição de responsabilidade. Se você conquistou o cargo através de uma eleição também demonstra que possui excelentes habilidades de comunicação, persuasão e uma personalidade carismática.

Habilidades desenvolvidas: liderança, comunicação e negociação.

4. Praticante regular de algum esporte

Uma das melhores maneiras de demonstrar que você entende de trabalho em equipe e colaboração. Há quanto tempo pratica o esporte? Sua equipe participou de algum campeonato? Algum prêmio conquistado? Lembre-se de criar uma ligação com a vaga com a qual você está se candidatando.

Habilidades desenvolvidas: trabalho em equipe, competitividade, dedicação e confiança.

5. Monitor de alunos iniciantes

Ser capaz de se comunicar e passar informação para os seus pares de forma ordenada é essencial em qualquer ambiente de trabalho. Se você é monitor de alunos, mesmo no ambiente acadêmico, procure apresentar dados que alicercem sua experiência. Há quanto tempo você exerce esta atividade? Quantos alunos passaram por você? Quantas turmas? Quais disciplinas?

Habilidades desenvolvidas: vontade de ajudar e dar suporte aos outros, comunicação e organização.

Ainda não sabe qual a sua profissão ideal? Faça o nosso Teste Vocacional

Este artigo foi útil?
Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.