7 Razões para almoçar com os colegas de trabalho


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Almoçar no trabalho tem vantagens e desvantagens. Almoçar sozinho só traz vantagens como a serenidade e a possibilidade de se fazer algum trabalho. Já as vantagens de almoçar acompanhado são mais e maiores.

1. A camaradagem

Ao almoçar com os colegas de trabalho está a criar camaradagem e mesmo amizade no ambiente do trabalho. Ao conhecer melhor os colegas de trabalho consegue gerar empatia e espírito de equipe relevante para o desempenho do trabalho em grupo.

2. Traz felicidade

Mais importante que trabalhar bem em grupo, ou um fator essencial para tal, é estar feliz com o local onde se trabalha. Estreitar as relações com os colegas durante o almoço permite aliviar as várias pressões no trabalho e tornar o emprego mais sustentável.

3. Dá motivação

Comer sozinho junto ao teclado ou numa mesa de café não se equipara a comer acompanhado seja onde for, estando a pessoa mais alegre e motivada para trabalhar no segundo caso.  

4. Fazer verdadeiramente uma pausa

Ao almoçar sozinho não está a saborear a comida nem a fazer verdadeiramente uma pausa. Saiba separar trabalho de descanso para efetivamente conseguir fazer os dois.

5. Melhorar a produtividade

Se arejar as ideias ao sair para almoçar com alguém, a sua mente liberta-se e consegue ser mais criativa. Juntamente com o espírito de equipa gerado, a criatividade pessoal pode levar ao aumento da produtividade.

6. Conseguir diversidade

Hoje pode almoçar com os colegas do departamento, amanhã com os colegas de outro departamento. A variedade é o tempero da vida.

7. Oportunidade de networking

Ao almoçar com diferentes pessoas vai alargando a sua rede de contatos e conhecendo novas perspetivas e realidades de trabalho e da empresa. Novas formas de trabalhar e soluções podem surgir facilmente quando diferentes mentes se cruzam.

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.