4 Hobbies que lhe podem dar um bom dinheiro


Elisângela Dias
Elisângela Dias
Gestora de Recursos Humanos

Há diversos hobbies que lhe podem dar um bom dinheiro e outros que podem custar bem caro. Se tem um passatempo que realmente lhe dá prazer, saiba que pode rentabilizá-lo. Veja a seguir alguns hobbies que pode transformar em negócio ou simplesmente usar para um rendimento extra.

1. As artes manuais

Desde os bordados à pintura, passando pela criação de bijuteria ou mesmo joalheria. Se faz alguma destas coisas apenas para passar o tempo, pondere promover os artigos e fazer em maior quantidade. Pode ganhar um bom dinheiro com a sua paixão, já que os potenciais clientes valorizam produtos feitos à mão e personalizados.

2. A arte de cozinhar

A confecção de doces e bolos tem sido um dos passatempos mais rentáveis. Sobretudo uma opção para pessoas desempregadas, que começam a fazer os seus bolos para amigos e, a partir daí, alargam o leque de clientes. Pode começar por uma parceria com um café ou restaurante ou vender diretamente.

Mas se os doces não for o seu forte e adora cozinhar, faça também a sua comida para vender. Utilize a sua especialidade para se diferenciar de negócios já existentes. As pessoas gostam de tudo o que é mais caseiro. E o seu orçamento mensal vai, certamente, sair reforçado.

Arte de cozinhar

3. Prestar assistência a crianças e idosos

Se gosta de crianças e até já fez babysitting para familiares ou amigos, promova o serviço para ganhar dinheiro com ela. Os seus “clientes” podem ser boas referências, transformando esse seu hobby em negócio rentável.

O mesmo se aplica às pessoas que têm prazer em ajudar os mais idosos. Com o envelhecimento da população, é crescente a procura de pessoas para assistência aos idosos. Seja pela diferença de preço em relação às instituições ou pelo caráter mais pessoal.

4. Fazer costura

Arranjos de costura, bordados ou mesmo confecção, dependendo dos seus dotes, são também serviços que lhe podem dar bom dinheiro se deixarem de ser apenas um hobby. Também neste caso, as pessoas valorizam o fato de serem trabalhos feitos à mão, muitas vezes únicos. Sejam peças de roupa ou objetos de decoração.

Definido o hobby que quer usar para ganhar dinheiro, aperfeiçoe a arte e aproveite a rede de contatos pessoais ou mesmo as redes sociais para promover os seus trabalhos e conseguir o rendimento extra.

Veja também: 12 Passatempos de baixo custo a considerar

Elisângela Dias
Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.